Você está #ComOsRefugiados?

Em todo o mundo, o Dia Mundial do Refugiado - celebrado mundialmente em 20 de junho - é uma oportunidade para celebrar a força, a coragem e a perseverança das pessoas que foram forçadas a deixar suas casas e seus países por causa de guerras, perseguições e violações de direitos humanos.

Em um mundo onde a violência força diariamente centenas de famílias a fugir em busca de paz para suas vidas, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) acredita que este é o momento para mostrar aos líderes mundiais que o mundo está solidário #ComOsRefugiados. Por isso, o ACNUR lança a petição #ComOsRefugiados para mandar uma mensagem aos governantes para que trabalhem juntos pelos refugiados. Foi realizado também um vídeo em defesa das populações deslocadas pela violência e por riscos às suas vidas, mais de 60 celebridades de diferentes partes do mundo aparecem ao lado de refugiados e trabalhadores humanitários para difundir a mensagem: “Nós estamos juntos com os refugiados. Por favor, junte-se a nós”. A campanha quer conquistar assinaturas para a petição e assinando-a, qualquer pessoa ao redor do mundo pode exigir que os governos trabalhem juntos e façam sua parte pelos refugiados. 

Essa petição #ComOsRefugiados será entregue na sede da ONU em New York com ocasião da sessão da Assembleia Geral da ONU no dia 19 de setembro. Ela pede aos governos que:
- Garantam que todas as crianças refugiadas tenham acesso à educação.
- Garantam que todas as famílias refugiadas tenham um lugar seguro para viver.
- Garantam que todos refugiados possam trabalhar e adquirir conhecimentos que contribuam de forma positiva para suas comunidades.

Em meio ao recrudescimento de uma retórica antirrefugiados e de restrições aos pedidos de asilo, a campanha também busca mobilizar apoio público às vítimas de deslocamento forçado que tiveram de cruzar fronteiras nacionais.


A embaixadora da Boa Vontade do ACNUR e premiada atriz australiana Cate Blanchett alertou que “a solução definitiva é política, precisamos de paz e estabilidade”.


Mas enquanto esperamos por isso, nós – como uma voz única – podemos e devemos fazer a nossa parte. Temos de exigir que todos os países tenham uma responsabilidade compartilhada para assegurar que os refugiados tenham proteção, abrigo e a chance de viver uma vida digna e produtiva”, enfatizou.

fonte: http://www.acnur.org/portugues/o-acnur/envolva-se/eventos/dia-mundial-do-refugiado-2016/
fonte: https://nacoesunidas.org/celebridades-de-diferentes-partes-do-mundo-se-unem-a-nova-campanha-do-acnur-em-defesa-dos-refugiados/
fonte: https://www.youtube.com/watch?v=TN9VQC80MUY

0 comentários:

Postar um comentário